Domine o Tesouro Direto: O Investimento que Pode Mudar Suas Finanças
- Kauan Yuri
- 19 de jan.
- 5 min de leitura
Sonha em construir um futuro financeiro sólido, mas não sabe por onde começar? O Tesouro Direto pode ser a chave!
Você está perdido sem saber o que é o Tesouro Direto ou qual tipo de tesouro investir o seu dinheiro? Nesse post vou te contar tudo que você precisa saber sobre esse investimento.
Tesouro Direto

O Tesouro Direto é a sua porta de entrada para um investimento seguro e rentável, diretamente nos títulos públicos do governo brasileiro. Imagine: você empresta seu dinheiro para o governo, que o utiliza para financiar obras importantes, e em troca, recebe juros! É uma forma simples e acessível de fazer seu dinheiro render, mesmo que você seja iniciante no mundo dos investimentos.
Mas o que são títulos públicos?
Bem, eles como um comprovante que diz que você está emprestando seu dinheiro ao governo em troca de juros futuros que o governo vai te pagar de volta. Ao você comprar um título do Tesouro Direto, o governo deve usar esse dinheiro para financiar suas atividades, como construir escolas, hospitais, estradas e entre outras coisas.
Como Surgiu o Tesouro Direto?

O Tesouro surgiu em 2002 com o objetivo de democratizar o acesso as pessoas à investir em títulos públicos, porque antes disso apenas grandes empresas e bancos podiam negociar com o Tesouro Nacional.
Mas o que você pode estar se perguntando é, por que o governo vende títulos públicos?
Bom, o motivo é bem simples, para eles arrecadarem dinheiro para seus financiamentos, é uma solução para eles não utilizarem dinheiro do caixa deles e assim controlar a dívida pública.
Como Investir no Tesouro Direto?
Para você investir no Tesouro Direto existem duas maneiras, sendo elas: Diretamente ou por um Banco Intermediador.
Para você investir diretamente basta acessar o site do Tesouro Direto e fazer sua conta por lá, ou acessar pelo seu gov.br (vou deixar os link a seguir para te ajudar).
Outra maneira de investir no Tesouro Direto é por intermédio de um banco. Pode ser qualquer banco em que tenha conta investimento (qualquer dúvida é sempre bom conversar com o gerente de seu banco para ver como investir por lá).
Quais tipos de Investimentos Existem no Tesouro Direto?
O Tesouro Direto oferece uma variedade de títulos públicos, cada um com suas características e riscos, permitindo que você escolha a opção que melhor se adapta ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros.
Tesouro Prefixado
No Tesouro Prefixado a taxa de juros é definida no momento da compra do título e permanece fixa até o vencimento. Você sabe exatamente quanto vai receber de juros ao final do prazo, proporcionando previsibilidade e segurança.
É recomendável para investidores que buscam previsibilidade e preferem saber o retorno exato do investimento.
Tesouro Pós Fixado
No Tesouro Pós Fixado a taxa de juros varia de acordo com um índice de referência, como a taxa Selic. A rentabilidade é atrelada à taxa básica de juros da economia, o que pode gerar retornos mais altos em períodos de juros mais elevados.
Este é recomendável para investidores que desejam aproveitar as flutuações da taxa Selic e potencializar seus ganhos em cenários de juros altos.
Tesouro IPCA+
No Tesouro IPCA+ a taxa de juros é corrigida pela inflação (IPCA) mais uma taxa prefixada. O objetivo é proteger o seu investimento contra a inflação, garantindo que seu capital não perca valor com o tempo.
Este é aconselhável para investidores que buscam proteger seu capital da inflação e obter um retorno real positivo.
Tesouro RendA+
O Tesouro RendA+ foi lançado em 2023, e este título tem como objetivo complementar a previdência dos brasileiros. A rentabilidade é atrelada à inflação (IPCA) e a uma taxa prefixada, proporcionando um rendimento que acompanha a inflação e oferece um retorno adicional.
Funciona muito bem para pessoas que desejam complementar sua aposentadoria e garantir um rendimento acima da inflação.
Tesouro Educa+
Este título é voltado para o planejamento da educação de crianças e adolescentes. A rentabilidade é atrelada à inflação (IPCA) mais uma taxa prefixada, garantindo que os recursos poupados tenham ganhos acima da inflação. Você recebe uma renda mensal durante 5 anos, destinada ao financiamento da universidade ou outros objetivos educacionais.
Serve bem para os pais que desejam começar a guardar dinheiro para o futuro dos filhos, seja para a faculdade, cursos técnicos, intercâmbios ou qualquer outra despesa relacionada à educação.
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais
Neste tipo de título se oferece pagamentos de juros semestrais, o que pode ser interessante para quem busca uma renda extra. A taxa de juros é definida no momento da compra do título e permanece fixa até o vencimento.
Aconselhável para investidores que desejam receber uma renda regular durante o período de investimento.
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais
Este título oferece pagamentos de juros semestrais igual o anterior, mas a diferença é que ele é corrigido pela inflação (IPCA) mais uma taxa prefixada.
Investidores que desejam receber uma renda regular durante o período de investimento, protegendo seu capital contra a inflação, são bastante atraidos por esse investimento.
Tesouro Selic
A rentabilidade do Tesouro Selic é atrelada à taxa básica de juros da economia (Selic). É uma opção de baixo risco e alta liquidez, ideal para quem busca segurança e acesso rápido ao seu dinheiro.
Muito utilizado por investidores que buscam segurança e liquidez, como uma reserva de emergência.
Quais os Riscos de Investir no Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é considerado por muitos o investimento mais seguro no Brasil, mas mesmo sendo uns dos mais seguros, é importante saber que, o Tesouro Direto não está isento de riscos, pelo motivo que a rentabilidade pode variar de acordo com as condições do mercado (Economia). Se a Inflação ou a Selic estiver alta você receberá mais, mas se estiverem baixos, você também receberá menos.
Conclusão
Investir pode parecer assustador, mas com o Tesouro Direto, você tem acesso a uma opção segura e transparente para fazer seu dinheiro render. Independentemente do seu objetivo, seja proteger seu capital da inflação, garantir uma renda extra ou planejar o futuro, existe um título do Tesouro Direto que se encaixa na sua necessidade. Não deixe que o medo de errar te impeça de construir um futuro financeiro mais sólido. Comece pequeno, aprenda no caminho e aproveite os benefícios de investir em títulos públicos.
E aí, pronto para turbinar suas finanças com o Tesouro Direto? Deixe nos comentários qual tipo de título mais te chamou a atenção e porquê! Compartilhe suas experiências e dúvidas, vamos construir uma comunidade de investidores inteligentes e informados. E não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos que também querem aprender a investir com segurança! Até a próxima!
Comentarios